Prefeitura Municipal de Catas Altas da Noruega

Você sabia? Que o programa 100% Saúde acontece toda sexta-feira
Imprimir Email

Artesanato

Artesanato

por Setor de Comunicação

27/07/2017 10:03

ARTESANATO

Arte em Pedra-Sabão

Pedra sabão

Artes em pedra sabão

O artesanato é uma importante fonte econômica para o município. Madeira, tapetes e colchas e produtos ornamentais. Destacam-se os produtos em pedra-sabão.

Talentosos e reconhecidos os artesãos da pedra-sabão produzem o mais variado tipo de artesanato: fontes, esculturas, panelas, vasos, castiçais e mais o que a imaginação permitir, transformando a cidade em um dos principais pólos do Estado de Minas Gerais.

Os artesãos possuem uma associação comercializando sua produção e eventualmente participam de feiras e exposições. Seus produtos são facilmente encontrados em diversas oficinas encontradas pela cidade.

A principal mostra do artesanato local acontece no mesmo período acontece a Festa de Nossa Senhora das Graças e Festa do Catasaltense.

Tel. AACAN – Associação dos Artesãos de Catas Altas da Noruega

 

Artesãos ganham Centro de Artesanato

Centro de Artesanato

Centro de Artesanato

Para melhorar ainda a produção e a comercialização das peças em pedra-sabão estamos construindo um Centro de Artesanato. O local vai abrigar uma loja para comercialização dos produtos, uma oficina onde os artesãos vão pem pedra-saboder produzir os objetos e um local próprio para a decantação dos rejeitos e reaproveitamento da água na produção das peças.

O Centro de Artesanato está sendo construído utilizando o sistema de taipa de pilão e foi planejado por um estudo realizado pelo CEFET/MG e os recursos vieram de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas da Noruega e Governo do Estado através da SEDE - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

 

Obra de catasaltense no Espaço MInas Gerais

O Garimpeiro

O Garimpeiro

Uma prova da importância de nosso município no artesanato em pedra sabão está em São Paulo, em uma casa inaugurada pelo então Governador Aécio Neves para fomentar o turismo em nosso Estado.

No jardim do Espaço Minas Gerais é destaque a estátua de um garimpeiro, feita pelo artista Marco Antonio da Costa, o Kiko, de Catas Altas da Noruega. O convite foi feito pela Secretaria de Estado de Turismo.

A participação em feiras também já rende frutos. Através de uma parceria com empresários da Alemanha o nosso artesanato já está sendo exportado para aquele país da Europa.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página